Reza a história que a primeira receita escrita de leitão assado da Mealhada, uma das mais deliciosas e populares iguarias de Portugal, teve a sua origem no séc XVIII.
Corria o ano de 1743, quando as irmãs do Mosteiro de Santa Maria do Lorvão criaram e redigiram esta receita, tal como a conhecemos hoje. Desde o tempero à forma de assar o leitão, tudo foi detalhadamente documentado num manuscrito conventual e, mais tarde, coligido por António de Macedo Mengo, na obra “Cadernos de Refeitório”, publicada em 1900, pela Companhia Nacional Editora.
Acreditamos que esta receita chegou até nós como uma herança, para assim perpetuar o sabor original do leitão assado à moda desta região. Num gesto de admiração e homenagem à tradição, quisemos chamar-lhe: “1743 - Leitão da Mealhada”. O melhor da gastronomia portuguesa tem a força da tradição e os produtos nacionais como principais ingredientes.
Suculento, estaladiço e saboroso, este é o verdadeiro leitão da Mealhada. A melhor carne, ao encontro dos segredos do tempero e da assadura tradicional.
Ontem, hoje e sempre.